segunda-feira, 20 de abril de 2009

Texto 2 - Possibilidades na gestão de armazéns.


A gestão de armazéns tem reflexos diretos e significativos na eficiência operacional (desempenho) e nas finanças da empresa, ou seja, o processo de armazenagem dentro da cadeia logística é de extrema importância. A principal meta da armazenagem é se comprometer totalmente entre os custos e as soluções para as empresas, sendo que, a quantidade do material armazenado não deve ultrapassar a demanda do mercado utilizando assim o sistema “just-in-time” junto com a qualidade dos produtos e por fim a disponibilidade da entrega das mercadorias nos locais e no tempo previsto proporcionando aos clientes um preço competitivo tudo para mostrar resultados positivos em meio ao processo e a obtenção de maiores lucros.
Existem alguns fatores que demonstram que no processo há vantagens e desvantagens. Entre os pontos positivos destacam-se: o melhor aproveitamento do espaço que proporcionará aumento de mercadorias armazenadas e o aumento do lucro, com a organização das mercadorias também se evita perdas e reduz riscos de acidentes tornando o processo muito mais fácil para se administrar; por outro lado existem alguns pontos negativos que estariam ligados a custos como: aluguéis, juros, custos em movimentação que são pagos independente da utilização do armazém.
Na armazenagem em função dos materiais, o próprio material que possui volumes, embalagens e classificações (diversos, granel, líquidos, gases, frios) distintas deve esta agregado em unidade de modo a obter-se uma disposição racional do armazém levando em consideração a espera de novos materiais que serão armazenados e a movimentação de pessoas e máquinas. Sendo que uma perfeita armazenagem deve observar todas essa variáveis para realizar um serviço de qualidade.
Em uma boa armazenagem a organização é um fato extremamente importante, pois assim o processo ocorrerá de maneira muito ágil e rápida. As formas de organizar as mercadorias em função das prioridades como: por agrupamento, tamanho, lote, setores de montagens demonstram que não existe nenhuma norma que regule o modo como os materiais devem estar dispostos e sim vários fatores contribuem para uma boa gestão.
Enfim, é inconcebível no mundo atual, como no passado, não se pensar na gestão do armazém, como estratégia de sobrevivência no mercado concorrente do sistema capitalista.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário